domingo, 2 de junho de 2013
Tornar a leitura um hábito de todos é um desafio difícil,mas fundamental para evolução intelectual,psicológica do ser humano,pois,através dela,enriqueceremos nossa visão de mundo,ampliaremos nosso vocabulário e nossa capacidade de reflexão, como comenta Antônio Cândido em seu depoimento.Porém,muitas são as barreiras que bloqueiam o aluno para se interessar pela produção escrita e pela leitura.Quando tinha quinze anos,meu professor de Português ordenou que eu me levantasse e lesse a minha redação.Com extremo nervoso e insegurança,pois ele era autoritário,iniciei a leitura.Ao terminar o texto,ele me chamou de Maria,ironicamente,comentando, em bom som,que aquela folha não teria serventia nem para ser utilizada no banheiro como papel higiênico.Senti uma enorme vontade de chorar,mas consegui me conter.Consegui notas ótimas em gramática e recuperei os pontos perdidos na produção textual.Nunca mais esqueci aquele dia e decidi ler,diariamente,vários tipos de textos,conhecendo novas palavras,novos mundos,praticando escrita e reescrita de textos diversificados,desenvolvendo meu lado crítico e reflexivo.Hoje,sou professora de Língua Portuguesa.Agradeço meus pais que tiveram participação relevante no processo da minha educação.Adoro meu trabalho.Aconselho a todos para fazerem dos livros e da escrita amigos inseparáveis.O hábito de ler e escrever se desenvolve gradativamente,precisando apenas de perseverança e,em breve,irá se tornar um enorme prazer,
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário