sábado, 22 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
TEXTO ¨ PAUSA ¨ - MOACYR SCLIAR .
PÚBLICO ALVO : 9º ANO

Nesta situação de aprendizagem , será estudado o gênero conto , suas principais características.Serão retomados , também , os elementos de uma narrativa , dando ênfase à leitura , interpretação e reflexão do texto analisado.

Objetivo : - Estimular o hábito da leitura de textos diversificados , inclusive o conto
- Identificar os elementos de um texto narrativo ;
- Desenvolver a capacidade de interpretação e reflexão de textos variados ;
- Conteúdo : - Elementos de uma narrativa ;
- O que é um conto? ;
- Conto ¨Pausa ¨( leitura oral e compartilhada do texto ) ;
- Biografia do autor do texto citado acima - Moacyr Scliar;
- Análise , interpretação e discussão do título do texto citado acima ;
- Produção de texto ;
Competências e Habilidades : - Conhecer o gênero conto;
- Saber identificar os elementos de uma narrativa no texto ;
- Saber analisar textos narrativos ;
- Ler,interpretar e estudar o vocabulário dos textos com desenvoltura ;
- Localizar palavras chave do texto;
- Resumir textos,observando os acontecimentos principais,sem se deter aos pequenos detalhes irrelevantes ;
- Estratégias : - Leitura oral do texto feita pelo professor ;
- Explicações do professor sobre o significado da palavra pausa .
- Comentários básicos sobre a vida do autor Moacyr Scliar ;
- Leitura compartilhada do texto ,de forma pausada , para discussão de segmentos , buscando construir sentidos ao texto;
- Observar carcterísticas do gênero conto no texto lido;
- Lançar questões para discussão,debate ;
- Avaliação : - Observar a leitura de cada aluno,a desenvoltura durante a atividade ;
- Produção de resumos do texto lido ;
- Leitura oral dos resumos , comparando e debatendo sobre as diversas produções ;
- Recursos : - Texto ¨Pausa ¨;
- Cópias do texto para distribuir aos alunos ;
- Textos retirados de jornais , revistas , livros didáticos para exemplificações do gênero estudado ;
- Ilustrações para reflexão do aluno sobre o significado de uma pausa em nossas vidas ;

sábado, 8 de junho de 2013

Experiência de Juliana Pereira da Silva

A minha experiência com a Leitura começou quando era pequena, adorava ouvir meus avós e até memo meus  pais  contarem histórias, causos que ouviam e passaram quando criança.
Fui crescendo, comecei a ler e queria fazer o mesmo que eles. Adorava retirar livros na biblioteca da escola onde estudava, assim podia leva-los para casa. Chegando em casa lia para meus pais e ao mesmo tempo praticava a leitura.
Logo depois nasceu minha irmã, que cresceu ouvindo eu ler e contar histórias para ela, pois, sempre gostei de ler em  voz alta.
E o tempo foi passando, passando, que...
Fui cursar o Ensino Médio, onde, tive uma excelente Professora de Língua Portuguesa, que despertou em mim o gosto pela leitura e tam bém pela Língua Portuguesa.
Desde então, decidi cursar Letras e lecionar esta disciplina que tanto gosto e admiro.
E hoje conto histórias para professores, alunos e pais na escola onde leciono (EE José Ometto, em Araras), pois sou a Professora da Sala de Leitura. 

domingo, 2 de junho de 2013

Tornar a leitura um hábito de todos é um desafio difícil,mas fundamental para evolução intelectual,psicológica do ser humano,pois,através dela,enriqueceremos nossa visão de mundo,ampliaremos nosso vocabulário e nossa capacidade de reflexão, como comenta Antônio Cândido em seu depoimento.Porém,muitas são as barreiras que bloqueiam o aluno para se interessar pela produção escrita e pela leitura.Quando tinha quinze anos,meu professor de Português ordenou que eu me levantasse e lesse a minha redação.Com extremo nervoso e insegurança,pois ele era autoritário,iniciei a leitura.Ao terminar o texto,ele me chamou de Maria,ironicamente,comentando, em bom som,que aquela folha não teria serventia nem para ser utilizada no banheiro como papel higiênico.Senti uma enorme vontade de chorar,mas consegui me conter.Consegui notas ótimas em gramática e recuperei os pontos perdidos na produção textual.Nunca mais esqueci aquele dia e decidi  ler,diariamente,vários tipos de textos,conhecendo novas palavras,novos mundos,praticando escrita e reescrita de textos diversificados,desenvolvendo meu lado crítico e reflexivo.Hoje,sou professora de Língua Portuguesa.Agradeço meus pais que tiveram participação relevante no processo da  minha educação.Adoro meu trabalho.Aconselho a todos para fazerem dos livros e da escrita amigos inseparáveis.O hábito de ler e escrever se desenvolve gradativamente,precisando apenas de perseverança e,em breve,irá se tornar um enorme prazer,                                


LENDO MUNDOS





Bem vindos colegas

Caros colegas 
Sejam bem vindos a este blog. Sintam-se a vontade para lerem os diversos mundos e trazerem as sensações e percepções adquiridas para esse "nosso cantinho".
Só assim poderemos trocar ideias a respeito de leitura, escrita e amizade. 
Beijos

sábado, 1 de junho de 2013

"Leitura - muito antes da escola"

                                 

" Leitura - muito antes da Escola"
O processo de leitura de mundo começa muito antes do que se imagina. No meu caso, iniciou quando cursava a pré-escola na mesma escola em que meu irmão estudava. Como minhas aulas terminavam uma hora mais cedo que as dele e precisava esperá-lo para irmos embora, ia até sua classe e esperava sentada na soleira da porta.
Sua professora (1ª série), que no próximo ano seria minha também, todos os dias contava histórias. Sempre que me via esperando, me puxava para dentro e eu viajava com suas contações de histórias.
Sempre que podia, repetia as mesmas para minhas amigas e nunca me esqueci  dessa professora. O nome dela era Maria de Lourdes, uma professora que lecionava na época da escola  tradicional mas que já trazia dentro de si as inovações da Educação atual. 
Em continuidade a isso, me lembro que minha mãe sempre lia romances espíritas, apesar de ser católica, e aquilo me causava muita curiosidade. Não chegava a ler os livros todos mas lia o resumo de quase todos eles. Meu pai, apesar de ser bancário, seria um excelente professor de geografia e história caso optasse por outra profissão pois também me fazia viajar com as explicações sobre os lugares e suas histórias nacionais e internacionais. Me identifiquei muito com o depoimento do Gilberto Gil em que fala que aprendera bastante na cozinha de sua avó....eu também, trocava muitas histórias de vida com meus pais e minha avó, na cozinha. Adorei poder publicar minhas experiências. Me senti uma celebridade também. Abraços!

                                                                           Lúcia Baptistella