" Leitura - muito antes da Escola"
O processo de leitura de mundo começa muito antes do que se imagina. No meu caso, iniciou quando cursava a pré-escola na mesma escola em que meu irmão estudava. Como minhas aulas terminavam uma hora mais cedo que as dele e precisava esperá-lo para irmos embora, ia até sua classe e esperava sentada na soleira da porta.
Sua professora (1ª série), que no próximo ano seria minha também, todos os dias contava histórias. Sempre que me via esperando, me puxava para dentro e eu viajava com suas contações de histórias.
Sempre que podia, repetia as mesmas para minhas amigas e nunca me esqueci dessa professora. O nome dela era Maria de Lourdes, uma professora que lecionava na época da escola tradicional mas que já trazia dentro de si as inovações da Educação atual.
Em continuidade a isso, me lembro que minha mãe sempre lia romances espíritas, apesar de ser católica, e aquilo me causava muita curiosidade. Não chegava a ler os livros todos mas lia o resumo de quase todos eles. Meu pai, apesar de ser bancário, seria um excelente professor de geografia e história caso optasse por outra profissão pois também me fazia viajar com as explicações sobre os lugares e suas histórias nacionais e internacionais. Me identifiquei muito com o depoimento do Gilberto Gil em que fala que aprendera bastante na cozinha de sua avó....eu também, trocava muitas histórias de vida com meus pais e minha avó, na cozinha. Adorei poder publicar minhas experiências. Me senti uma celebridade também. Abraços!
Lúcia Baptistella
Caros colegas do Grupo 2....postei esta mensagem porque a primeira etapa desta nossa atividade é justamente colocarmos os comentários que fizemos a respeito de nossas primeiras experiências com leitura.
ResponderExcluirPois é Lúcia,sinto saudades de tantas coisas também do tempo da escola,lendo tantos depoimentos,passa um filme na minha cabeça,como eu adorava as aulas da D.Nelcy,pois ela tinha o dom de contas histórias tão perfeitas,que eu viajava....e na faculdade,tive um professor de literatura que era fantástico,sentia-me dentro das histórias que contava.....muitas saudades !
ResponderExcluir